Cotidiano

U2 anuncia turnê em comemoração aos 30 anos de 'The Joshua Tree'

2009 257888170-2009021912140.jpg_20090219.jpgRIO ? Como sugeriu no último natal, o U2 irá comemorar o 30º aniversário de seu quinto álbum, “The Joshua Tree”, com uma turnê por estádios nos Estados Unidos e na Europa entre maio e agosto deste ano. As datas incluem uma parada no festival de música de Bonnaroo, que ocorre em Manchester, no estado de Tennessee, nos EUA. Esta será a primeira vez que a banda irlandesa será a atração principal de um festival americano.

Cada show contará com uma performance do álbum lançado em 1986, que inclui os hits “With or Without You” e “I Still Haven?t Found What I?m Looking For”. Segundo o site “setlist.fm“, que compila informações sobre shows em todo o mundo, o “Joshua Tree” ainda é o disco com mais canções tocadas nos shows do U2, seguido de perto pelo “Achtung Baby!”. Em nota oficial, o vocalista Bono Vox disse que é a primeira vez que escuta o álbum inteiro em 30 anos.

“É como se fosse uma ópera. Uma porção de emoções que são extremamente atuais: amor, perda, sonhos deixados para trás, esquecimento e polarização. Eu já cantei muitas vezes estas músicas, mas nunca todas elas. Eu estou pronto para isso, se nosso público estiver tão ansioso quanto nós. Vai ser uma grande noite”, comentou.

Em entrevista à “Rolling Stone“, o guitarrista The Edge sugeriu o que os fãs poderão esperar dessa turnê. “Eu não acho que nós vamos reinventar a roda, mas vamos definitivamente levar essas idéias estéticas e atualizá-las um pouco. Será um “The Joshua Tree” versão 2017. Não a versão de 1986″, declarou.

Nos EUA, a abertura dos shows ficará por conta das bandas Mumford & Sons, OneRepublic e The Lumineers. Já na Europa, a banda do ex-Oasis, Noel Gallagher’s High Flying Birds, terá a responsabilidade de aquecer o público.

Normalmente, as turnês do U2 são gigantescas. Entre 2009 e 2011, a banda esteve na estrada com a U2 360º – com passagem pelo Brasil – , que arrecadou mais de US$ 700 milhões, e se consagrou como a turnê mais lucrativa da história.