Cotidiano

Twitter compra start-up de inteligência artificial para aprimorar vídeos

SÃO FRANCISCO – A rede social Twitter informou nesta segunda-feira que irá adquirir a start-up britânica Magic Pony dedicada à inteligência artificial para reforçar sua capacidade em análise de conteúdo visual e deixar os vídeos ao vivo na plataforma mais profissionais. Os termos do acordo não foram comunicados. mas o valor pago, segundo uma pessoa com conhecimento da questão, foi US$ 150 milhões.

A tecnologia da Magic Pony, empresa que realiza investigações para criar algorítimos que compreendam as características das imagens, “será utilizada para potencializar nossa força em transmissões ao vivo e em vídeo, abrindo uma enorme quantidade de possibilidades para o Twitter”, disse o co-fundador e diretor-executivo Jack Dorsey em um blog.

A Magic Pony usa o “machine learning”, uma forma de ensinar o software a realizar tarefas sem instruções explícitas de programação. Para isso, ele age com base no reconhecimento de padrões, uma tecnologia que está “cada vez mais no centro de tudo que nós construímos no Twitter”, acrescentou Dorsey. A tecnologia da Magic Pony usa a inteligência artificial para efeitos visuais e pode ser usada para limpar imagens pixeladas, criar novas imagens e aprimorar transmissões de vídeo ? principalmente em ambientes onde o alcance de rede e a conexão não são ideais.

“O aprendizado de máquina é cada vez mais uma parte central em tudo o que construímos no Twitter. Alimenta muito do trabalho que estamos fazendo para que seja mais fácil criar, compartilhar e descobrir o melhor conteúdo para que cada vez que o Twitter for aberto, esteja imerso em notícias, histórias e eventos mais relevantes para você”, afirmou Dorsey.

Segundo ele, a compra foi feita “para que o Twitter possa continuar a ser o melhor lugar para ver o que está acontecendo e porque isso é importante, primeiro”.

A jogada se dá em um momento no qual o Twitter luta para aumentar sua base de usuários e alcançar a rentabilidade, em meio a decepção da plataforma após a esperada oferta pública inicial em 2013. Este ano, as ações da empresa já acumulam queda de 30% até a última sexta-feira.

Rob Bishop, co-fundador e diretor-executivo da Magic Pony, disse que unir esforços com o Twitter “nos dá a oportunidade de trazer os benefícios dessa investigação a centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, e permitir a Magic Pony contribuir para uma experiência visual de maior qualidade no Twitter”.

A equipe do Magic Pony trabalhará com o Twitter Cortex, uma equipe de engenheiros, cientistas de dados e investigadores em aprendizagem de máquina. O Twitter já adquiriu a Madbits em julho de 2014 e o Whetlab em junho de 2015, empresas desta categoria.

Antes do investimento do Twitter, a start-up já havia arrecadado US$ 6,31 milhões em financiamento, segundo documentos regulatórios públicos, de companhias britânicas como Octopur Ventures e Balderton Capital. A empresa foi avaliada em 21 milhões de libras em maio deste ano em sua última rodada de financiamento.