Cotidiano

TV paga perde 673 mil assinantes no país em um ano

BRASÍLIA ? Em meio à crise econômica e a diminuição do poder de compra do brasileiro, a televisão por assinatura continua a perder assinantes. O serviço encolheu 3,4% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e perdeu 673 mil assinantes nos últimos 12 meses.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em relação a julho deste ano, 20 mil pessoas deixaram de assinar o serviço de TV paga. Até agosto deste ano, o serviço de televisão por assinatura contabilizava 18,9 milhões de usuários. A TV paga está presente em 27,7% dos lares brasileiros.

A Telecom Americas (Net, Embratel, Claro) detém 52% dos assinaturas do país, seguida pela Sky (28%), Telefônica (9%) e Oi (6,5%).

O Distrito Federal é a unidade da federação com mais domicílios com TV paga: 53% assinam o serviço. Em seguida aparecem São Paulo (48%) e Rio de Janeiro (41%).

ANATEL

O presidente Michel Temer nomeou nesta quinta-feira Juarez Quadros para exercer os cargos de conselheiro e presidente do Conselho Diretor da Anatel até 4 de novembro de 2018. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

Quadros foi nomeado conselheiro para completar o mandato do ex-presidente da Agência, João Rezende, que renunciou alegando motivos particulares em 29 de agosto. A indicação de Quadros para o Conselho Diretor foi feita no dia 9 de setembro. Nesta semana, ele foi sabatinado na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e, em seguida, teve seu nome aprovado pelo plenário. O novo presidente da Anatel foi ministro das Comunicações no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre abril e dezembro de 2002.

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira