Cotidiano

Turquia usa pedaço do muro do Parlamento em cartão de Ano Novo

ANCARA ? Para comemorar o Ano Novo, as autoridades turcas enviaram a diplomatas e correspondentes estrangeiros, entre outros, um cartão acompanhado com um pedaço do muro do Parlamento ?bombardeado por membros da organização terrorista Fethullah Gulen? em 15 de julho.

No cartão, há uma foto do Parlamento em ruínas com a frase: ?O terrorismo é um crime contra a Humanidade?.

?Enviamos este pedaço de mármore (…) como um símbolo do compromisso da Turquia com a democracia?, complementa o texto enviado à AFP pela embaixada turca em Paris, dentro de uma caixa de veludo.

?Desejamos um excelente ano novo impregnado do mais profundo sentimento de democracia?, conclui a mensagem enviada por Mehmet Akarca, diretor-geral da assessoria de imprensa do primeiro-ministro turco.

Os cartões foram enviados a quatro mil diplomatas e jornalistas em todo o mundo, precisou o Gabinete.

Na Turquia, membros do governo, reitores de universidades, prefeitos e várias ONGs também receberam essas felicitações.

O Parlamento turco foi devastado em julho passado por bombardeios aéreos, durante uma tentativa de golpe que as autoridades atribuem a Fethullah Gulen, um pregador exilado nos Estados Unidos. Gulen, de 75 anos, nega qualquer envolvimento na rebelião.

Mais de 40 mil pessoas foram presas na Turquia após a tentativa de golpe, graças ao estado de emergência decretado pelo governo.