Cotidiano

Turquia promete vingança após ataque que deixou 38 mortos

Turkey Attacks-GOK31N1D9.1.jpg Links Turquia ISTAMBUL – A Turquia prometeu neste domingo vingança contra militantes curdos que, segundo o país, provavelmente estão por trás de dois bombardeios que mataram 38 pessoas e feriram 155, no que parecia ser um ataque coordenado contra a polícia do lado de fora de um estádio de futebol em Istambul.

As explosões registradas na noite de sábado – um carro-bomba perto da Arena Vodafone, da equipe de futebol Besiktas de Istambul, seguido de um atentado suicida em um parque adjacente menos de um minuto depois – sacudiram uma nação ainda tentando se recuperar de uma série de bombardeios mortais este ano em cidades incluindo Istambul e Ancara, a capital.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, e outras autoridades disseram que os primeiros indícios apontam para o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que realizam uma insurgência de três décadas, principalmente no sudeste turco em grande parte curdo. Treze pessoas foram detidas.

– Mais cedo ou mais tarde, teremos nossa vingança, este sangue não será deixado no chão, não importa o preço – disse Soylu em discurso num funeral na polícia de Istambul para cinco dos oficiais mortos.

O presidente Tayyip Erdogan esteve presente, mas não falou.

Soylu também alertou àqueles que oferecem apoio aos agressores nas mídias sociais ou em outros lugares, comentários dirigidos a políticos pró-curdos, que o governo acusa de ter ligações com o PKK, designado como organização terrorista por Estados Unidos, Europa e Turquia.

– Para aqueles que tentam defender os perpetradores…Não há desculpa para isso – afirmou.

Nos últimos meses, milhares de políticos curdos foram detidos, incluindo dezenas de prefeitos e os líderes do Partido Popular Democrático, o segundo maior partido de oposição no Parlamento, acusados de ligações com o PKK.