Cotidiano

Turquia prende correspondentes da BBC e da rádio Voice of America

Turkey Europe

ISTAMBUL, Turquia ? Autoridades turcas detiveram dois jornalistas que trabalhavam no país como correspondentes de agências internacionais de notícias. Este é o mais recente incidente da repressão a profissionais de imprensa, iniciada após a tentativa de golpe contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, em julho deste ano.

A BBC informa que o correspondente Hatice Kamer foi preso no sábado, na cidade de Sirvan, onde cobria o colapso recente de uma mina que provocou a morte de ao menos 11 pessoas. Já Khajijan Farqin, contratado como freelancer pela Voice of America, foi detido no mesmo dia em Diyarbakir.

O motivo das prisões não foi informado. As autoridades turcas ainda não comentaram as prisões. Neste mês, o jornalista francês Olivier Bertrand foi preso em Gaziantep e deportado. Na repressão após a tentativa de golpe, dezenas de jornalistas foram detidos e veículos de imprensa foram fechados.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras lista Erdogan como ?predador da liberdade de imprensa?. A perseguição a jornalistas começou ainda em 2009, mas a repressão contra veículos da oposição se tornou mais evidente após julho. Segundo a organização internacional, ao menos 124 veículos foram liquidados por decreto e mais de 200 jornalistas foram detidos, sendo que 125 continuam presos e dezenas buscaram exílio.

Em 2015, 120 jornalistas foram detidos e, no ano anterior, 74. Apenas no ano passado, ao menos 19 jornalistas e dois cartunistas foram condenados por insultos ao presidente, um grupo de mídia foi invadido pela polícia e seis jornais foram banidos por decreto.