Cotidiano

Turquia pode realizar referendo sobre conversas para adesão à União Europeia, diz Erdogan

ANCARA? A Turquia pode realizar no ano que vem um referendo para decidir se continuará as conversas sobre a entrada na União Europeia (UE), disse nesta segunda-feira o presidente turco, Tayyip Erdogan. Este vem como mis um alerta do governo a Bruxelas sobre a necessidade de chegar a um decisão sobre a adesão turca ao bloco. Erdogan também afirmou que poderá submeter a aprovação da pena de morte a um referendo nacional.

Durante um discurso feito em Ancara, que foi transmitido na televisão, Erdogan pediu que os turcos sejam pacientes até o fim do ano ? e então, disse, um referendo pode ser feito sobre a adesão à UE.

A questão da pena de morte se tornou alvo de polêmicas desde o golpe militar fracassado de 15 de julho, quando a Turquia lançou uma onda de repressão para punir os insurgentes. O presidente prometeu reestabelecer as execuções, provocando imediata condenação internacional. A aprovação da medida provavelmente aniquilaria as esperanças turcas de entrar no bloco europeu.

A Turquia deve realizar uma eleição nacional sobre mudanças constitucionais no ano que vem, que poderia aumentar os poderes do gabinete de Erdogan para criar um sistema presidencial similar ao de Estados Unidos e França.