Cotidiano

Turquia manterá ofensiva na Síria apesar de atentado

TURKEY-ATTACK_ISTAMBUL ? A Turquia continuará sua ofensiva contra o ?terrorismo? no Norte da Síria, apesar do ataque a uma boate em Istambul, reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), declarou nesta segunda-feira o vice-primeiro-ministro e porta-voz do governo de Ancara, Numan Kurtulmus. Ele afirmou ainda que as autoridades estão perto de identificar o autor do atentado na noite de Ano Novo, que terminou com um balanço de 39 pessoas mortas e 65 feridos. Istambul

? Informações sobre as impressões digitais e a aparência básica do terrorista foram encontradas. No processo posterior, será realizado um trabalho para identificá-lo rapidamente ? disse Kurtulmus em entrevista coletiva.

Segundo ele, o atentato ?é uma mensagem destinada às operações externas, começando pela operação ‘Escudo de Eufrates, cujo objetivo são o EI e as milícias curdas?.

? Continuaremos realizando as nossas operações exteriores com determinação ? garantiu o vice-premier.

A polícia antiterrorista de Istambul, que iniciou uma verdadeira caçada ao agressor foragido, deteve nesta segunda-feira oito pessoas suspeitas de terem vínculos com o ataque, segundo a agência Dogan. Estas são as primeiras detenções relacionadas ao atentado.

O EI afirmou em um comunicado que foi um dos ?soldados do califado? que realizou o ataque no clube Reina, uma discoteca situada às margens do Bósforo.

O atirador invadiu a discoteca e abriu fogo contra centenas de pessoas que celebravam o Ano Novo.

A Turquia se despediu, assim, de forma violenta do ano de 2016, marcado por uma onda de atentados atribuídos ao EI e aos rebeldes curdos, um golpe de Estado fracassado, as consequências da repressão do governo e o envio de tropas ao norte da Síria.