Cotidiano

Turquia esvazia cidade na fronteira síria após ofensiva do Estado Islâmico

201608230820288686_AP.jpg ANCARA ? A Turquia ordenou que os moradores de Karkamis, próxima à fronteira síria, deixassem a cidade após uma ofensiva do Estado Islâmico (EI). Os jihadistas dispararam morteiros a partir do território sírio contra a localidade nesta terça-feira. Enquanto isso, as forças rebeldes apoiadas pela governo turco preparam uma ofensiva em massa à cidade síria de Jarablus, que fica logo do outro lado da fronteira, na expectativa de capturá-la nos próximos dias. turquia2308

A ordem de deixar Karkamis veio por um alto-falante nesta terça-feira. Veículos foram enviados para transportar os civis que não têm seus próprios carros, segundo a rede BBC.

Equipes da rede britânica no local afirmam que a decisão de esvaziar a cidade não representa necessariamente um sinal de que uma operação militar em solo acontecerá em breve ? mas, sim, uma resposta aos bombardeios jihadistas. Ativistas sírios, no entanto, relatam que centenas de combatentes rebeldes se reúnem na fronteira em preparação para um ataque contra Jarablus.

As tensões cresceram na região após o atentado que matou 54 pessoas em um casamento do último sábado na Turquia. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, atribuiu nicialmente o ataque a um adolescente entre 12 e 14 anos do Estado Islâmico (EI) ? embora, na segunda-feira, o primeiro-ministro do país, , tenha recuado na certeza sobre a identidade do terrorista.

? É importante que as organizações terroristas sejam eliminadas da região ? disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlet Cavusolgu, em entrevista coletiva.

Agora, Ancara intesifica sua campanha contra os jihadistas perto da fronteira síria. O governo turco tem conduzido bombardeios na região, em antecipação a um possível ataque terrestre.

Assim como os soldados do EI, a Turquia vem atacando forças sírias curdas nos arredores, em uma aparente tentativa de impedi-los de tomar Jarablus.