Cotidiano

Turquia elimina proibição de véu islâmico a mulheres do Exército

FILES-TURKEY-POLITICS-MILITARY-WOMEN

ANCARA ? Autoridades turcas derrubaram nesta quarta-feira a proibição ao uso do véu islâmico por mulheres no Exército, segundo o Ministério da Defesa. A medida também vai valer para as estudantes de escolas militares. A decisão vai contra o princípio de laicidade do Exército, em vigor desde a fundação da república por Mustafa Kemal, que foi o primeiro presidente da Turquia.

De acordo com as novas regras do ministério, as mulheres que quiserem vão poder usar o véu sob seus quepes ou boinas, desde que sejam da mesma cor do uniforme e não tenham estampas. No entanto, o lenço não poderá cobrir o rosto.

O Ministério da Defesa da Turquia já havia liberado, em novembro do ano passado, o uso do véu para oficiais civis do Exército. Meses antes, as policiais do país também foram autorizadas a usá-los se quisessem. As autoridades alegaram que países ocidentais, como a Escócia e o Canadá, também permitem o uso do lenço islâmico no serviço policial.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, um conservador de forte influência desde 2003, é frequentemente acusado pela oposição de querer islamizar o seu país. O Exército foi considerado, por certo tempo, como o bastião do laicismo na Turquia. No entanto, sua influência política caiu consideravelmente após a tentativa de golpe de Estado em julho do ano passado, que deu seguimento a uma onda de expurgos contra milhares de militares pelo governo de Ancara.