Cotidiano

Turquia diz que autor de ataque a casamento ?pode não ter sido uma criança?

201608221011349783_RTS.jpg ANCARA ? Em um passo para trás sobre a identidade do homem-bomba que se explodiu em um casamento no sábado, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que ainda há certeza de que o autor do atentado tenha sido um adolescente do Estado Islâmico (EI). No domingo, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, havia dito que o terrorista de prováveis conexões jihadistas tinha entre 12 e 14 anos. O episódio matou 54 pessoas e feriu outras dezenas, no ataque com mais vítimas fatais no país desde outubro de 2015.Turquia

Segundo o premier, as declarações anteriores do governo estavam baseadas em relatos de testemunhas que estavam na festa de casamento atingida pelo ataque. O homem-bomba se explodiu no meio das pessoas que dançavam em uma rua da cidade de Gazantiep.

? Nós não estamos em posição de verificar nada sobre quem era o autor ? se era uma criança, um adulto ou para qual organização agia ? disse Yildirim a repórteres em Ancara.

A celebração já estava no final e algumas famílias já tinham deixado a festa quando uma explosão atingiu quem ainda estava no local. A maioria das vítimas era de crianças. Pelo menos 22 dos mortos tinham menos de 14 anos, segundo o governo.

Marcas de sangue e queimaduras deixaram marcas nas paredes da pequena rua estreita onde acontecia a festa. Autoridades afirmam ter encontrado o colete de explosivos do homem-bomba no local. Um jornalista relatou que a explosão foi ouvida de diversas partes da cidade.

Gaziantep, uma cidade curda perto da fronteira com a Síria, é conhecida por conter vários células do EI. O grupo extremista foi culpado por ataques similares na Turquia, muitas vezes tendo como alvos multidões curdas em esforços para inflamar tensões étnicas.

O ataque mais mortal foi em outubro, quando terroristas mataram mais de cem pessoas em uma manifestação pró-curda e de ativistas em Ancara.

Nesta segunda-feira, o ministro do Exterior, Mevlut Cavusoglu, defendeu que a região fronteiriça turca com a Síria deve ser “completamente limpa” do Estado Islâmico.