Cotidiano

Turquia detém mais nove opositores de partido pró-curdo

201611051209105661_AFP.jpg

ANCARA ? Autoridades turcas detiveram nove membros do principal partido pró-curdo do país neste sábado, apenas um dia após os líderes da legenda terem sido formalmente presos. Dentre os detidos, estavam os líderes do Partido Democrático dos Povos (HDP) na província de Adana, no Sudeste, e de distritos locais. Na sexta-feira, a Justiça turca declarou a prisão preventiva dos dois co-presidentes do mesmo partido, no âmbito de uma investigação antiterrorista vinculada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), informou a agência Anatolia. turquia

A detenção de Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag constitui mais um passo nos expurgos lançados pelo governo turco desde o golpe de Estado frustrado de julho e que atinge em cheio os setores pró-curdos. Um ataque ocorrido depois das prisões foi atribuído pelo primeiro-ministro, Binali Yildirim, ao PKK, uma organização classificada como terrorista por Ancara, Washington e Bruxelas.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, se declarou extremamente preocupada com as prisões na sexta-feira e indicou no Twitter que convocará uma reunião de embaixadores da UE em Ancara. Berlim anunciou, por sua vez, que convocou o encarregado de negócios turco.

Já os Estados Unidos disseram estar “muito preocupados” com estas prisões.

“O HDP convoca a comunidade internacional a reagir contra este golpe do regime (do presidente Recep Tayyip) Erdogan”, pediu o partido em sua conta no Twitter.

A Turquia está em estado de emergência desde a tentativa de golpe de Estado de julho. Vários países europeus, assim como ONGs, acusam as autoridades turcas de perseguir os opositores e não apenas os supostos golpistas. Um total de 35.000 pessoas foram detidas e dezenas de milhares foram demitidas ou suspensas no âmbito de um imenso expurgo que atinge diferentes setores da administração pública.