Cotidiano

Turquia cancela licenças de rádio e TV ligadas a Gülen

ANCARA ? A Turquia cancelou nesta terça-feira licenças de todas as estações de rádio e TV por suposta ligação com um movimento religioso cujos seguidores são acusados de estarem por trás do golpe fracassado.

Em um comunicado divulgado em seu site, o Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTUK) disse que tomou a decisão em uma reunião extraordinária convocada após a tentativa de derrubar o presidente Tayyip Erdogan, entre sexta-feira e sábado.

A Turquia responsabilizou simpatizantes do clérigo muçulmano Fethullah Gülen ? exilado nos Estados Unidos ? pela tentativa de golpe, uma acusação que o pregador nega.

Enquanto o governo caça os insurgentes, o premier turco, Binali Yildirim, prometeu nesta terça-feira acabar com o movimento de Gülen?pela raíz?.

O primeiro-ministro disse ainda que vai fornecer evidências de atos irregulares de Gülen às autoridades americanas para que o clérigo possa ser extraditado para a Turquia .

Yildirim acusou os Estados Unidos, que disseram que só vão considerar o pedido de extradição caso sejam dadas evidências claras, de padrões duplos na luta contra o terrorismo.

A tentativa de golpe deixou mais de 200 pessoas mortas e 1.440 feridas.