Cotidiano

Turquia ameaça abrir fronteiras a imigrantes em clima de tensão na UE

ANCARA ? O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou nesta sexta-feira abrir as fronteiras para permitir a passagem dos Imigrantes que desejarem seguir para a Europa. A declaração vem um dia após o Parlamento Europeu ter votado em favor da interrupção das negociações de adesão da Turquia à União Europeia (UE), apesar de o voto não ser vinculante. Em março, Ancare e o bloco europeu fecharam um acordo que permitiu conter o fluxo de refugiados em direção ao continente europeu.Turquia

? Ouçam bem. Se vocês seguirem adiante, as fronteiras serão abertas, tenham isto em mente ? declarou Erdogan em um discurso em Istambul. ? Nem eu nem o meu povo seremos afetados por estas ameaças vazias. Não importaria se todos vocês aprovassem o voto.

Respaldado pelos quatro grupos principais no Parlamento ? conservadores, socialistas, liberais e verdes ?, o texto foi aprovado por 479 votos a favor, 37 contra e 107 abstenções. Embora a votação não tenha consequências imediatas, a decisão dos eurodeputados ilustra o crescente mal-estar na Europa na esteira da tentativa de golpe na Turquia e o expurgo em massa promovido pelo governo de Erdogan. Cerca de 60 mil pessoas, incluindo militares, professores, jornalistas e legisladores da oposição foram presos, demitidos ou destituídos do cargo.

?As medidas repressivas tomadas pelo governo turco sob o estado de emergência são desproporcionais, atentam aos direitos e liberdades fundamentais consagrados pela Constituição turca e aos valores fundamentais da UE?, afirma a resolução.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse na quinta-feira que os laços com a UE já estavam tensos e que a votação não tinha importância.

? Esperamos que os líderes da UE se levantem contra essa falta de visão ? disse ele a jornalistas. ? A UE deve decidir se quer continuar sua visão futura com ou sem a Turquia.

O vice-primeiro-ministro Mehmet Simsek, por sua vez, pontuou que a votação não faria nada para encorajar reformas, descrevendo-a no Twitter como populista e míope.

Os eurodeputados advertem que um possível restabelecimento da pena de morte pelo governo turco levaria à suspensão oficial do processo de adesão. Erdogan já havia anunciado que convocaria um referendo no próximo ano para a população turca decidir sobre a adesão à UE. O governo do conservador também pretende reinstaurar a pena de morte, que deve ser aprovada pelo Parlamento turco. As negociações com o bloco tiveram início em 2005.

A maioria dos países da União Europeia, no entanto, se opõe a suspender as negociações, apesar das crescentes tensões com Ancara. Alguns líderes já temiam, justamente, que a Turquia deixe de aplicar o acordo assinado em março passado com a UE, que bloqueia no país o fluxo de imigrantes que tentam chegar à Europa. Quase três milhões de refugiados sírios estão em território turco.