Cotidiano

Turquia afasta 28 prefeitos sob acusação de ligações curdas

ANCARA ? A Turquia anunciou nesta sexta-feira que afastará do poder 28 prefeitos, que são acusados de manter ligações com rebeldes curdos. A notícia veio do ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, um dia após o Ministério da Educação ter suspendido 11.285 funcionários, incluindo professores. O governo conduz um expurgo, que já atingiu dezenas de milhares de pessoas, desde a fracassada tentativa de golpe militar em 15 de julho.

Soylu disse que as 28 localidades não serão mais governadas sob as ordens de Qandil, em referência à montanha do Norte do Iraque onde fica a liderança do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Segundo o ministro, a tomada das prefeituras acontecerá dentro de 15 dias.

A decisão vem após a Turquia ter decretado estado de emergência em consequência do golpe frustrado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan. Dezenas de milhares de pessoas já foram afastadas de seus cargos sob suspeita de conexão, também, ao clérigo Fethullah Gulen. Exilado nos Estados Unidos, ele é acusado por Ancara de orquestrar a tentativa de golpe.