Cotidiano

Turistas podem alimentar periquitos no maior viveiro de aves do Brasil

. Essa experiência interativa de alimentar as aves é bastante diferenciada e aproxima o visitante ainda mais da natureza

Neste feriadão do Dia das Crianças, os turistas poderão oferecer um mix de sementes para as aves - Foto: Assessoria 
Neste feriadão do Dia das Crianças, os turistas poderão oferecer um mix de sementes para as aves - Foto: Assessoria 

Foz do Iguaçu – Agora os visitantes do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, têm uma novidade única no Brasil para vivenciar: a possibilidade de alimentar cerca de 300 periquitos dentro do Viveiro Cecropia com um mix de sementes. Essa experiência interativa de alimentar as aves é bastante diferenciada e aproxima o visitante ainda mais da natureza.

Podem participar pessoas de todas as idades, mas crianças até quatro anos precisam estar acompanhadas de pais ou responsáveis durante a experiência. É importante lembrar que o turista não pode tocar nos pássaros mesmo que eles se aproximem e eventualmente pousem no visitante.

O Parque tem políticas de bem-estar animal que buscam manter as características naturais das espécies e oferecer sempre a oportunidade de escolha dos animais. Além disso, é necessário tomar cuidado ao se mover durante a interação, pois as aves podem se interessar pelas sementes que caem no chão.

A gerente do Departamento de Educação Ambiental, Camila Martins, conta que a interação com as aves visa proporcionar uma conscientização ambiental, já que os animais estão ali porque foram resgatados e não conseguem mais viver em seu ambiente de ocorrência natural. “O visitante tem a oportunidade de conhecer os hábitos alimentares ao ficar bem perto dessas aves da Mata Atlântica enquanto elas se alimentam. É curioso observar quais são suas preferências – algumas gostam das sementes grandes, outras das frutas secas, e todas amam o girassol -, como se alimentam, interagem entre elas”, diz Camila.

Os periquitos vieram de diversos centros de resgate de todo o Brasil, além de muitos zoológicos, totalizando 16 instituições de nove diferentes estados do País. Aves recebidas de situações de apreensão chegam muitas vezes aos empreendimentos que as acolhem em péssimas condições. E, no Parque das Aves, elas encontram essa nova oportunidade de ter um lar.

Durante essas interações, o visitante também aprende sobre educação ambiental e as ações que devemos evitar para que animais não sejam mais vítimas de tráfico, caça ou maus-tratos.

Como participar

A experiência, que dura aproximadamente 15 minutos, consiste em segurar uma colher de madeira com um mix de sementes para convidar alguns periquitos que vivem no Viveiro Cecropia a se aproximar para interagir com o alimento.

Para participar, basta que o visitante compre um ingresso para o Parque das Aves (ingressos.parquedasaves.com.br) e vá até o Viveiro Cecropia, que fica no meio da trilha do parque. Lá, ele pode adquirir por R$ 10 um mix de sementes selecionadas de acordo com a dieta da espécie e utilizar uma das colheres disponíveis para alimentar os periquitos.

Cada porção conta com aproximadamente 20g de grãos como cártamo, girassol, sorgo, milho, canjica, trigo mourisco e semente de abóbora, além de rações específicas, acrescida de aveia com casca, arroz cateto e frutas desidratadas.

O Viveiro Cecropia

O viveiro é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele levou dois anos até ficar pronto e foi estudado e estruturado sem dano à floresta. Por isso, foi feito sem a utilização de grandes máquinas nem a derrubada de árvores. Aliás, as árvores fazem parte do design e ambientação para que os animais tenham o melhor ambiente possível para viver.

Ao todo, 30 profissionais, especializados em construção sustentável em ambiente florestal, foram recrutados para o desenvolvimento do viveiro. Toda a estrutura, as peças e as colunas foram fabricadas pela equipe e levadas pelos trabalhadores com as próprias mãos para evitar a entrada de caminhões que compactariam o solo.

Ingressos antecipados

A procura por ingressos para o feriado de 12 de outubro está grande, então a sugestão é que os visitantes comprem as entradas com antecedência, para garantir a data e horário da visita. Os ingressos estão disponíveis no site do Parque das Aves (ingressos.parquedasaves.com.br) e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito.