Cotidiano

Turistas dormem no carro à espera da neve, que deve cair durante a tarde na Serra Catarinense

 

Seis moradores de Brusque, no Vale do Itajaí, dormiram dentro de dois carros durante a madrugada à espera da neve em Urupema, na Serra Catarinense. Claudemir Dreia, a esposa Cristina dos Santos, os dois filhos deles, Rafael Costa e Géssica Santos saíram de casa às 16h de quinta-feira e chegaram à 1h no Morro das Torres ponto mais alta da cidade serrana.

Logo pela manhã desta sexta, trancados nos carros, tentavam avistar alguns flocos de neve, que ainda não apareceram na região. Rafael e Géssica frequentemente vêm a Urupema atrás da neve. Desta vez, contaram com a parceria de Cristina, irmã de Géssica, do marido e das crianças.

“Já fizemos várias amigos aqui. Temos uma amiga que é dona de uma pousada em Urubici, então ficamos lá geralmente. Se falarem que tem chance de neve, a gente vem”, conta Rafael.

Para espantar o frio, os dois casais trouxeram café com leite e vinho. Claudemir conta que desta vez a viagem demorou mais por conta dos alagamentos na região causados pelas chuvas dos últimos dias. Mas tudo vai valer a pena se a neve dar as caras.

“A gente quis ficar aqui em cima do morro porque na pousada não pega neve. Então tem que ficar pra ver”.

Até as 8h30 desta sexta-feira ela não havia aparecido. Além dos turistas de Brusque, outros dois carros e uma moto foram até o Morro das Torres esperar a neve. Na Praça Manoel Pinto de Arruda, no Centro de Urupema não havia movimento de pessoas. O termômetro marcava seis graus às 7h30.

 

NEVE DURANTE A TARDE

A expectativa pela neve em Santa Catarina nesta sexta-feira (9) continua. Porém, os meteorologistas da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, atualizaram a previsão: a tendência é que o fenômeno ocorra entre 10h e 19h desta sexta nos pontos mais altos da Serra catarinense.

Até quinta-feira havia possibilidade de nevar também no Meio-Oeste de SC, mas agora esta chance é mínima. A última vez que o Estado presenciou o fenômeno foi no dia 21 de agosto de 2016, em Urubici, São Joaquim, Urupema e outros pontos isolados da Serra.

A previsão de neve é atualizada com frequência porque o fenômeno depende de uma combinação de fatores para ocorrer, como explica o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram: “No momento, a temperatura está entorno de 3ºC e tende a diminuir com a aproximação da massa de ar frio. A umidade perto de 100% também é um dos fatores que propicia a formação de neve. Então, há uma chance significativa de neve nos pontos mais altos do Planalto Sul”.

Outros órgãos de monitoramento do tempo confirmam essa tendência, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que indica chance de neve em cinco cidades do Estado: Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Painel e São Joaquim.

 

As informações são do Diário Catarinense