Cotidiano

Turismo se faz com esforço coletivo”, diz presidente do Cascavel Convention

Discutir ideias que fomentem e estruturem o turismo local. É com este objetivo que o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel realiza no dia 04 de dezembro, o Fórum Rotas Turísticas como Estratégia de Desenvolvimento Territorial. O evento, realizado em parceria com Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), acontece a partir das 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.

Segundo o presidente do CCVB, Felipe Casagrande, será um espaço de discussão entre especialistas no assunto e os atores sociais do turismo local. “Em primeiro lugar, pela escolha do tema, o Fórum demonstra a importância do turismo para o desenvolvimento da região, pois se a sociedade civil organizada, que pensa no futuro da cidade, está sugerindo esta temática é porque perceberam que ele é, sim, de uma magnitude extrema”, diz Felipe.

Além disso, explica, faz com que a ideia que norteia as questões turísticas seja melhor e mais disseminada para a população em geral. “Ao abordar o assunto de maneira mais próxima, objetiva e simples, as pessoas passam a entender e perceber que o turismo não se faz só com belezas naturais, mas com esforço de cada peça dessa grande engrenagem. É um esforço coletivo”, complementa.

PALESTRAS

Dentro da proposta de conscientizar a comunidade local sobre a importância estratégica do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, foram convidados três palestrantes: o empresário Guilherme Paulus, que falará sobre “O turismo como estratégia de fator de desenvolvimento econômico”, a pesquisadora Andréa Roque, com o tema “Rotas turísticas rurais” e o diretor da Caciopar, Jaime Nascimento, que abordará sobre polo regional do agroturismo.