Cotidiano

Turismo Rural Regional

O prefeito Leonaldo Paranhos assinou ontem o termo de adesão oficial do Município de Cascavel ao Projeto de Desenvolvimento de Turismo Rural Regional no Oeste do Paraná, uma parceria que envolve a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – via o Departamento de Turismo e Eventos; os municípios de Guaraniaçu e Ubiratã; a Adetur Oeste e a Unioeste, que fará o gerenciamento dos recursos oriundos do PTI da Itaipu Binacional.

"Estou ansioso para iniciar este projeto, pois temos muitos pontos turísticos importantes em nosso interior, que precisam ser valorizados", reafirmou Paranhos.

A apresentação da ideia reuniu os principais atores da elaboração da proposta, como os servidores da Semdec, e foi conduzida pela coordenadora do projeto na Unioeste, Luciana Oliveira Fariña. Trata-se da criação de uma metodologia replicável para o fomento e o fortalecimento do Turismo Rural na região oeste, usando como amostra os três municípios, uma vez que não existe um estudo aprofundado sobre os locais que mantêm atividades potencialmente associadas ao Turismo Rural de Cascavel, Ubiratã e Guaraniaçu e não existe acesso fácil a essas informações. Essa iniciativa, segundo a proposta, pode gerar mais emprego, renda e desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios envolvidos.

Participação

Os termos de participação dos envolvidos estão em fase de confecção. Assim que todos assinarem, os parceiros serão convocados para um ato de assinatura no PTI na Itaipu. A Unioeste fará o gerenciamento dos recursos. A ideia, segundo Luciana, é desenvolver um aplicativo para smartphones e um site que indicarão os principais atrativos de cada município. O custo do projeto é de R$ 100 mil. Cada cidade participante indicará 15 propriedades, que serão georreferenciadas, totalizando 45 ao todo. O projeto deve levar cerca de um ano para ser desenvolvido.

Como funcionará

Na prática serão avaliados os tipos de turismo rural que podem ser explorados nos municípios avaliados, para na sequência georreferenciar as propriedades rurais com potencial de exploração em turismo rural. Essas propriedades serão inventariadas para, na sequência, se propor rotas de acessibilidade para chegar até as propriedades rurais georreferenciadas. Serão também criados canais de divulgação online e em redes sociais das propriedades rurais inventariadas.