Cotidiano

Turismo dos EUA volta a investir no mercado brasileiro

20150408142502823afp.jpg

SÃO PAULO – Maior feira internacional de turismo dos Estados Unidos, a IPW será sediada pela primeira vez em Washington, entre 3 e 7 de junho de 2017. Realizadora do evento, a US Travel Association indicou nesta terça-feira que voltará a investir na América Latina, com especial atenção para o Brasil. Mesmo enfrentando uma crise econômica, o país ainda é considerado pelos americanos o mais poderoso de sua região.

BV_IPW2016

Segundo dados apresentados por Malcolm Smith, gerente-geral do IPW, são esperados este ano 2,2 milhões de visitantes brasileiros nos EUA, o que representa uma queda de 9% em relação ao ano passado, quando foram registrados 2,22 brasileiros em visita aos EUA. Espera-se, diz ele, que o fluxo de turistas daqui para lá chegue a 2,4 milhões em 2020, ou 19% de aumento em quatro anos.

? O mercado brasileiro é muito importante para nós ? disse Smith. ? Por isso, estamos aumentando nossa presença no Brasil.

O gerente-geral do IPW disse ainda que o fluxo de turistas dos principais países da região praticamente dobrou desde 2010. Além de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Peru enviarão um total de 4,4 milhões de viajantes para os EUA este ano. A projeção para o futuro é chegar a 5,1 milhões de turistas, um aumento de 16% no quadriênio.

Em sua apresentação, Smith destacou que a US Travel Association – formada por
representantes do setor de turismo dos EUA – está comprometida em facilitar as
viagens da América do Sul para os Estados Unidos apoiando a melhoria da política
de visto e do programa de isenção de vistos. Após a extinção do visto americano
de turismo do Chile, em maio de 2014, o volume de visitantes chilenos nos EUA
aumentou 34% em dois anos.

A 49ª edição do IPW terá participação de agentes e operadores de 73 países, incluindo o Brasil. Cerca de 6 mil delegações visitarão a feira e se reunirão com empresas e órgãos de turismo americanos.