Cotidiano

Turismo doméstico deve injetar R$ 100 bi na economia no verão, segundo estudo

63282152_RI Rio de Janeiro RJ 12-12-2016 Rio recebe tÃ-tulo inédito Patrimônio Mundial da Unesco e.jpg

BRASÍLIA – O Ministério do Turismo estima que as viagens feitas por brasileiros durante o verão movimentem cerca de R$ 100 bilhões. De acordo com um estudo do órgão divulgado nesta quarta-feira, estima-se mais de 73,4 milhões de viagens internas durante o período, que, caso se confirmem, serão 0,8% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado após o último Boletim de Desenvolvimento Econômico do Turismo, que apontou que 36% das empresas do setor afirmaram não esperar um crescimento nos negócios durante a estação. O verão teve início nesta quarta-feira e se estende até março.

turismo_2112

O governo federal espera que pelo menos cinco dos sete segmentos analisados registrem crescimento nos negócios. Transporte aéreo, parques, agências de viagens, operadoras e recepções turísticas indicam aquecimento nos negócios. Por outro lado, empresários dos setores de hospedagens e de eventos indicaram perspectiva baixa de crescimento.

Um em cada quatro turistas planejam viajar sozinhos. Os demais devem seguir com alguma companhia, sejam eles parentes ou amigos. De acordo com o ministério, 61,3% dos turistas devem se hospedar em casas de conhecidos. Hotéis, pousadas e resorts devem receber outros 19,1%. Campings, albergues e aluguéis de imóveis também serão opções para os viajantes.

A região Sudeste deve receber o maior número de turistas. Cerca de 33 milhões de viagens (46% do total) tem a região como destino. O Sul, com 25%, e o Nordeste, 23%, também são destaques da pesquisa. Cidades do Centro-Oeste e Norte devem corresponder a 5% e 2% das viagens, respectivamente.

Segundo o Ministério do Turismo, a cidade de São Paulo é o destino preferido para este verão, seguida por Florianópolis (SC). O Rio aparece em 3º lugar. Cabo Frio, na Região dos Lagos, é o 8º destino preferido pelos turistas nacionais.

Os destinos preferidos, segundo o Ministério do Turismo:

1. São Paulo (SP)

2. Florianópólis (SC)

3. Rio de Janeiro (RJ)

4. Praia Grande (SP)

5. Salvador (BA)

6. Fortaleza (CE)

7. Curitiba (PR)

8. Cabo Frio (RJ)

9. Balneário Camburiú (SC)

10. Recife (PE)

(*Estagiário, sob supervisão de Martha Beck)