Cotidiano

Turismo de Foz do Iguaçu recebe prêmio Gestor Público do Paraná

Projeto de Certificado de Responsabilidade Sanitária e Selo de Ambiente Protegido foi pioneiro no país

Turismo de Foz do Iguaçu recebe prêmio Gestor Público do Paraná

O turismo de Foz do Iguaçu recebeu, nesta quinta, 10, o Prêmio Gestor Público do Paraná.

O projeto “Certificado de Responsabilidade Sanitária e Selo de Ambiente Protegido”, pioneiro no país, obteve o reconhecimento do Sindicato dos Auditores da Receita do Paraná, com apoio do Tribunal de Contas do Estado. “O prêmio é o reconhecimento ao esforço desta gestão para comprovar que a cidade é segura para turistas, mesmo num momento de pandemia. Este prêmio incentiva as equipes a continuarem trabalhando e a buscar inovações. É um orgulho para a gestão ter seu trabalho reconhecido em um prêmio tão conceituado quanto este” disse o prefeito em exercício Nilton Bobato, que participou da solenidade em Curitiba.

Com o surgimento da pandemia do Covid-19 muitos negócios foram impactados, principalmente na cidade de Foz do Iguaçu, que tem sua economia pautada no turismo.  Para a retomada da economia foram reunidos empresários e profissionais da saúde para organizar, de forma segura, este retorno, criando regulamentação específica e adequação dos estabelecimentos, visando maior segurança para os visitantes.

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, com apoio do Sebrae e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), criou um protocolo de ações e adequações que deveriam ser adotadas pelas empresas do trade turístico.

Para obter a certificação, os estabelecimentos passaram por um rigoroso processo de visitações e auditorias, coordenadas pelas entidades envolvidas no projeto e com parceria da Vigilância Sanitária. Até dezembro foram atendidos aproximadamente 250 empresas entre os estabelecimentos ligados ao turismo: atrações turísticas, hospedagem, agências de viagem, empresas de eventos, transporte e gastronomia. “Esta premiação amplia a visibilidade de Foz do Iguaçu no cenário turístico nacional e internacional, pois o turista se sente mais seguro sabendo que os atrativos e demais empreendimentos turísticos estão adotando todos os cuidados necessários”, disse o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Lourenço Kurten. “Esse mecanismo mostrou que Foz atendeu as condutas sanitárias e passou uma imagem positiva do destino. Tivemos a primeira Rodoviária Internacional, o primeiro Aeroporto e Parque Nacional atestados para receber visitantes no país”, reforçou o consultor do Sebrae, Marcelo Padilha.

Premiação

Foz do Iguaçu está entre as 33 cidades premiadas entre os 43 projetos selecionados ao prêmio deste ano. A seleção teve como critérios, entre outros, a implantação e manutenção de projetos que aprimorem a gestão e tragam resultados positivos para a comunidade.

A cidade apresentou quatro projetos desenvolvidos pelas secretarias de Assistência Social (qualificação profissional), Turismo, Indústria e Comércio (certificação sanitária e Foz Juro zero) e Meio Ambiente (coleta seletiva).