Cotidiano

Tupãssi proíbe a circulação de pulverizadores na cidade

Medida foi adotada devido a reclamações de mau cheiro e risco de intoxicação

A Vigilância Sanitária de Tupãssi informa que vai fiscalizar o trânsito na área urbana de pulverizadores agrícolas – maquinários utilizados na aplicação de substâncias tóxicas. A medida foi tomada por conta da grande quantidade de denúncias sobre mau cheiro e também pelo risco de intoxicação humana e ao meio ambiente que podem ser provocados pelos produtos tóxicos.

A proibição se baseia na lei municipal 709/2003, que proíbe a presença de máquinas agrícolas que aplicam produtos tóxicos no perímetro urbano. Há também uma resolução da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná que trata do assunto. “Os veículos que transportam produtos agrotóxicos não podem estacionar próximos de corpos d´água, habitações, escolas ou núcleos populacionais. Estacionar sempre em locais planos com boa visibilidade, que não ofereçam riscos de contaminação ambiental”, diz o documento.

Quem descumprir a norma poderá receber notificações e multas. A Vigilância Sanitária, em concordância com a Secretaria de Saúde e Prefeitura, estabeleceu um prazo de 30 dias para que os produtores rurais possam regularizar a situação.