Cotidiano

Tupãssi em estado de alerta com índice de infestação de dengue

Tupãssi – A Secretaria de Saúde de Tupãssi emitiu um alerta por conta do aumento preocupante do índice que indica a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue na cidade. De acordo com dados repassados pela secretaria, o Índice de Infestação chegou a 6,9%, sendo que o tolerável pela Organização Mundial de Saúde é de até 1%.

Os agentes de endemias seguem com um trabalho intenso de fiscalização em todo o Município, mas a secretaria salienta que todos os moradores devem ajudar na eliminação de recipientes que possam acumular água parada e servirem de criadouros do mosquito transmissor da doença.

Os agentes responsáveis pela fiscalização relatam que o grande problema hoje são os bebedouros de animais, terrenos baldios e calhas, que acumulam água e ocasionam a rápida proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Epidemiológica segue com ações intensas de fiscalização em todo o Município, com a aplicação de notificações e multas a proprietários de imóveis flagrados com focos do mosquito transmissor da dengue.

preocupação das autoridades de saúde também ocorre por conta do risco de ocorrências do zika vírus e do vírus chikungunya, que podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito.