Cotidiano

Tupac Shakur será incluído no Hall da Fama do Rock; Janet Jackson não

NOVA YORK ? O rapper Tupac Shakur será incluído no Hall da Fama do Rock and Roll, num reflexo da dimensão de sua influência 25 anos após sua morte e da aceitação crescente do hip hop na indústria musical. Além de Tupac, passarão também a integrar o Hall da Fama em 2017 a cantora Joan Baez, a banda britânica de rock progressivo Yes, o Pearl Jam, o Journey e a Electric Light Orchestra. A ampliação de fronteiras musicais, no entanto, não foi o bastante para incluir a diva pop Janet Jackson, que teve sua indicação negada.

Shakur foi assassinado aos 25 anos em Las Vegas, em 1996. O crime jamais solucionado criou uma aura de lenda em torno do rapper, que já era muito popular. O artista nascido no bairro nova-iorquino do Harlem cantava sobre a desigualdade social e as lutas dos negros, se tornando uma das vozes mais influentes do hip hop. Sua vida inspirou documentários, filmes e um musical na Broadway.

Shakur foi eleito para o Hall da Fama na primeira indicação. Os rappers californianos do N.W.A. foram incluídos em 2016. Com isso, já são cinco artistas de hip hop homenageados com a honraria. Public Enemy (2013), Run D.M.C. (2009) e Grandmaster Flash and the Furious Five (2007) completam a lista.

Para serem elegíveis ao Hall da Fama, os artistas precisam ter lançado suas primeiras gravações ao menos 25 anos antes. Os escolhidos de 2017 receberam votos de fãs de música e de 900 especialistas da indústria musical e serão oficializados em uma cerimônia em Nova York, no dia 7 de abril.

Baez, de 75 anos, se tornou uma voz de protesto nos anos 1960, se tornou uma das principais intérprete das canções de Bob Dylan e cantou no festival de Woodstock, em 1969. Sua interpretação da canção tradicional “We shall overcome” se tornou um hino do movimento de direitos civis.

Janet, de 50 anos, a filha mais nova da famosa família Jackson, é uma das cantoras pop mais conhecidas do mundo mas ainda espera sua vez de entrar no Hall da Fama, mesmo tendo se tornado elegível em 2007. Esta foi sua segunda indicação.

Yes e Electric Light Orchestra viveram o auge da fama nos anos 1970 e 1980 com discos conceituais e cenários de show elaborados, enquanto o Pearl Jam é um dos principais nomes do movimento grunge surgido no início da década de 1990. O Journey se tornou uma das bandas de pop rock mais comerciais da história, e sucessos como “Don’t Stop Believin'” e “Faithfully” vêm conquistando gerações de ouvintes.