Cotidiano

Túnel da via expressa é inaugurado neste domingo

IMG_3989.JPG RIO- Apontado como o maior túnel subterrâneo do país, com 3.382 metros de extensão, o Túnel da Via Expressa (batizado de Prefeito Marcello Alencar) será inaugurado neste domingo, com apenas um dos sentidos. Por enquanto, a nova via ficará aberta somente no sentido Aterro do Flamengo. A outra galeria, sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, ainda está em obras e deve ser inaugurada daqui a três semanas, segundo o prefeito Eduardo Paes. Inicialmente, as obras da Via Expressa estavam previstas para serem concluídas em dezembro de 2015.

O túnel começou a ser escavado em outubro de 2012 e terá três faixas de rolamento em cada um dos sentidos. Foi construído para substituir o antigo Elevado da Perimetral, derrubado totalmente em 2014, sob a alegação de que havia ultrapassado sua capacidade de tráfego, além de interferir no plano de revitalização da Zona Portuária.

A abertura da primeira galeria do túnel promete desafogar o trânsito já nas próximas semanas. A redução do tráfego nos túneis Santa Bárbara e Rebouças é estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. Estima-se que no Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a redução será de 800 veículos de um total de 3.400 no horário de pico da manhã. Já o Rebouças, no sentido Zona Sul, no mesmo horário, a perspectiva é a redução de 700 veículos do total de 4.200.

Cada galeria tem capacidade para receber 55 mil veículos por dia. Apenas ônibus executivos (?frescões?) municipais e intermunicipais vão poder trafegar pela nova via, sem paradas. Será proibida a circulação de caminhões.

O trecho mais profundo do túnel chega a 46 metros abaixo do nível do mar. Contará com 105 câmeras de monitoramento, sendo 72 fixas e 33 móveis.