Cotidiano

Túmulo de general e princesa do século VI é descoberto na China

figurine-tomb-2.jpg

PEQUIM ? O túmulo de um podesoso casal chinês que viveu no século VI foi encontrado na China, revelam arquólogos, que descreveram a descoberta na revista “Chinese Cultural Relics”. O general Zhao Xin e sua esposa, a princesa Neé Liu, foram sepultados e colocados dentro de um túmulo com seguinte Links História arqueologia inscrição em arenito: “No dia 20 da segunda lua do terceiro ano do período Heqing [uma data que os pesquisadores dizem corresponder a 18 de março de 564], eles foram enterrados juntos”.

No túmulo, além dos esqueletos do casal, havia 105 bens, em sua esmagadora maioria pequenas estatuetas de cerâmica. De acordo com os arqueólogos, a mais alta delas mede 56 centímetros e todas ainda têm suas cores preservadas. São representações de guerreiros, camelos e carrinhos de boi.

Segundo a inscrição encontrada no túmulo, Zhao Xin serviu os governantes da dinastia Qi do Norte, que controlou parte do norte do país de 550 a 577. Ele teria ocupado o cargo de general e, em determinados períodos, o de governador de diferentes áreas da China.

No seu último posto de guerra, Zhao Xin teria servido como general de uma guarnição de soldados em um lugar chamado Cidade Huangniu e conduziu os soldados à vitória. “Mil homens perderam suas almas, ele eliminou os bárbaros Yi e exterminou o inimigo, e o público reuniu-se com ele”, diz uma tradução da inscrição.

Sobre a princesa Neé Liu, a inscrição em arenito informa que “por natureza, ela era modesta e humilde, e sua sinceridade e piedade filial eram suas raízes, sua natureza acomodadora era clara, seu comportamento respeitoso e casto”.

figurine-tomb-7.jpgZhao Xin morreu aos 67 anos, enquanto ainda era general da guarnição, de acordo com a inscrição. Não fica claro se ele e sua mulher foram enterrados ao mesmo tempo ou se um morreu tempos depois do outro. Uma análise detalhada dos ossos ainda não foi publicada.

Os arqueólogos disseram que o túmulo está localizado perto da cidade moderna de Taiyuan, no “sopé oriental das Montanhas Xishan, na margem oeste do rio Fenhe”.

Estatuetas encontradas junto a túmulo chinês

O cemitério foi escavado por arqueólogos entre agosto de 2012 e junho de 2013. Os profissionais são do Instituto Provincial de Arqueologia de Shanxi, da Escola de História e Cultura da Universidade de Shanxi, do Instituto Municipal de Relíquias Culturais e Arqueologia de Taiyuan e da Agência de Relíquias Culturais e Turismo Jinyuan District, cidade de Taiyuan.

Um artigo descrevendo a descoberta foi publicado, em chinês, na revista “Wenwu”. O artigo foi recentemente traduzido para o inglês e publicado na revista “Chinese Cultural Relics”. No texto, os arqueólogos também discutiram as outras tumbas que encontraram no cemitério, observando que eles escavaram 69 túmulos no total.