Esportes

Tudo azul de novo na piscina do nado sincronizado, e atletas elogiam

A operação para devolver o azul à piscina principal do Centro Aquático Maria Lenk, palco do nado sincronizado, que começa neste domingo, foi considerada bem-sucedida por atletas brasileiras ouvidas pelo GLOBO. As duas piscinas do centro – a do nado e a dos saltos ornamentais – haviam ficado verdes por conta de um produto químico lançado indevidamente na água. A primeira voltou a ficar azul – ainda que exista um leve tom esverdeado. A segunda permanece verde.

Piscina verde piscina azul

A primeira eliminatória do nado sincronizado começa às 11 horas deste domingo. A operação de esvaziamento da piscina principal e de bombeamento da água da piscina de aquecimento, ao fundo, foi concluída antes das 6 horas, cinco horas antes do início da competição. Para a atleta brasileira Duda Miccuci, que compete hoje em dupla com Luisa Borges, está tudo certo com o palco central da disputa.

– Houve um pouquinho de transtorno ontem, não sabíamos como ia ser. Mas a piscina ficou ótima — disse Duda.

A principal piscina de aquecimento ficou vazia, uma vez que três bombas levaram a água para a piscina da competição. Restou uma piscina menor ao lado, usada pelas atletas para o aquecimento horas antes de estrear na Olimpíada.

Segundo Bia Feres, que faz dupla com a irmã Branca Feres (elas não competem neste domingo), “deu tudo certo” na operação de troca da água.

– Nos mundiais também é assim, geralmente é uma piscina para competição e outra para treino. A situação veio melhorando desde ontem. Hoje está tudo certo. Não tem atleta reclamando — afirmou Bia.WhatsApp Image 2016-08-14 at 11.06.48.jpeg

Um produto químico lançado de forma indevida nas piscinas do Maria Lenk provocou a mudança na cor da água, que ficou verde desde terça-feira. De acordo com o Comitê Rio-2016, funcionários da empresa responsável pela manutenção ? que não teve o nome divulgado ? jogaram peróxido de hidrogênio na água. A substância inibiu a ação do cloro, possibilitando a proliferação de matéria orgânica, como algas, que conferiram o aspecto verde à água.

O comitê organizador da Rio-2016 reiterou que não houve, em nenhum momento, risco para a saúde dos atletas. A água verde na piscina foi notada na terça-feira, durante as competições de saltos ornamentais.