Cotidiano

Tucano é difícil, ?mas eles vão descer do muro?, diz ministro sobre apoio a Crivella

BRASÍLIA – Apesar de o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), ter dito na terça-feira que o partido não apoiará nenhum candidato no segundo turno na eleição municipal no Rio de Janeiro, o presidente licenciado do PRB, o ministro Marcos Pereira (Desenvolvimento), acredita que os tucanos acabarão migrando para a candidatura de Marcelo Crivella. Para Marcos Pereira, o PSDB irá ?descer do muro?.

? Você sabe que tucano é difícil, mas eles vão descer do muro. Estamos conversando com o PSDB, falei com o Aécio ontem e tudo se encaminha para eles apoiarem o Crivella ? disse Pereira, após participar de reunião na Câmara.

O ministro afirmou que tem conversado com lideranças do PSDB, inclusive com o próprio Aécio, com quem disse ter falado duas vezes por telefone ontem. Marcelo Crivella também esteve em Brasília, ontem, para participar de uma votação no Senado, já que sua licença do mandato terminou, e retornou ao Rio de Janeiro no final da manhã de hoje.

No aeroporto, ao embarcar para o Rio ele foi cumprimentado por vários passageiros e funcionários. Para um deles, comentou o desafio do segundo turno.

? Vai ser uma grande disputa ? disse Crivella.

O PSDB tem um deputado federal, um deputado estadual e elegeu três vereadores nesta eleição municipal. Segundo o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), Aécio Neves liberou os tucanos no estado para fazerem campanha para Crivella, apesar de não haver apoio oficial a nenhum candidato. Já em relação ao adversário de Crivella, Marcelo Freixo (PSOL), a sinalização de Aécio foi de que sua candidatura é incompatível com o projeto do PSDB. As negociações para o apoio já envolvem o cenário para o governo do estado em 2018.

? O partido, oficialmente, não apoiará nenhum candidato, mas com ênfase em deixar claro que o Freixo tem um projeto diametralmente oposto ao nosso. O partido deixa livres os filiados para fazerem o que bem entendem. Muitos tendem a votar no Crivella e podem fazer campanha para ele, inclusive eu ? afirmou Otávio Leite.