Cotidiano

Tucano diz que não foi eleito em Porto Alegre para ?fazer mais do mesmo?

PORTO ALEGRE – O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), disse neste domingo que colocar as ações “acima dos partidos ou de grupos” e disse que o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, precisa dar “uma luz” do que vai fazer na administração. Eleito com um discurso contra o inchaço da máquina pública, Marchezan disse que não tem “um número cabalístico” sobre quantas secretarias terá.

? Não esperem de mim mais do mesmo. A prefeitura com dificuldades extremas. Não estou vindo aqui para frustar as pessoas ou a representatividade que tenho. O compromisso é comigo mesmo. Não vou decepcionar os porto-alegrenses. Colocar as pessoas acima dos partidos, dos projetos pessoais, de sindicatos, associações, ou grupos de pressão é fazer diferente.

O tucano prometeu não aumentar impostos.

? Nem pensar. Não tem chance de aumentar imposto ? disse Marchezan.

Na segurança, ele disse que o objetivo é tornar “Porto Alegre ruim para o criminoso’.

? Esse problema da Segurança é gigante ? disse o tucano.

Depois de uma campanha tensa, Marchezan disse que foi atacado com “algumas inverdades”, mas terá uma relação institucional com todos os partidos, inclusive o PMDB.

? Algumas inverdades foram usadas. Esse é um problema pessoal nosso. Porto Alegre está acima. Vou conversar institucionalmente com todos os partidos, instituições para ajudarem Porto Alegre ? disse Marchezan.

Ele disse que terá uma “relação institucional” com todos os governantes, como o prefeito José Fortunati e o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Marchezan não disse quantas secretarias terá ou quantos cargos em comissão cortará, apesar de ter sido eleito com discurso contra o inchaço da máquina.

? Não temos um número cabalístico. Fazer fazer de forma mais econômica e democrática. É o não-favor (na administração pública). Não fizemos composição de troca, de oferta. Mas os servidores vão ter que entender isso, vão ter que apresentar resultados ? disse ele.

Ele destacou a situação financeira de Porto Alegre e cobrou ações de Sartori.

? O governador precisa dar uma luz (do que vai fazer). O governador Sartori é o governador do Rio Grande do Sul. Com quem ocupa qualquer cargo público teremos uma ação institucional ? disse Marchezan.

Ele citou Melo e a vice na chapa derrotada, Juliana Brizola (PDT), numa saudação especial.

? Queria fazer uma saudação ao Melo e a Juliana, àqueles que participaram dos 12 anos da prefeitura e que participaram desse processo democrático, que é a eleição.

Marchezan disse que se manterá deputado federal até o final do ano.

E prometeu que quer fazer o serviço de táxi o melhor do Brasil.