Política

TSE tem recorde de eleitores entre 15 e 18 anos para 2022

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais

título de eleitor digital,e-Título
título de eleitor digital,e-Título

 

 

Brasília – Após identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral das últimas três décadas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a registrar um aumento no número de jovens interessados em votar no pleito deste ano.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais. Celebridades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, participaram do chamamento.

De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

Para o cientista político e analista do TSE, Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores. “A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avalia.

Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma maior polarização. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.

 

Prazo

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 termina no dia 4 de maio. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro). O título deve ser feito até o fechamento do cadastro (4 de maio).

A Justiça Eleitoral recomenda que não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

 

“Em casa”

Com mais facilidade, tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado.  Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Assim, basta acessar o app e-Título (Google Play ou App Store) e a impressão da segunda via também pode ser feita em casa, em qualquer tipo de papel.

Em caso de dúvidas, procure o 0800-640-8400 (ligação gratuita), acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

 

Foto: ABR

 

Mais um alerta contra Fake News

 

A informação que está circulando nas redes sociais que Justiça Eleitoral estaria cancelando os títulos do eleitorado com mais de 70 anos é falsa. O eleitor com mais de 70 anos, para quem o voto é facultativo, somente tem o seu título cancelado se houve revisão do eleitorado na sua cidade e a pessoa não compareceu na época.
Essas revisões acontecem para verificar se aquelas pessoas continuam votando e atualizar os dados do cadastro eleitoral. Na última década, o principal objetivo das revisões foi realizar a identificação biométrica do eleitorado. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, o  TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu os efeitos do cancelamento para o eleitorado dos municípios que passaram por revisão biométrica em 2019. A medida beneficiou 141.992 pessoas em 120 cidades no Paraná.

Já as pessoas que estão com o título cancelado por não votar nem justificar ou pagar a multa em três eleições consecutivas – considerando cada turno uma eleição – devem regularizar a situação até o dia 4 de maio para votar nas Eleições 2022. Quem tem mais de 70 anos não sofre penalização se não votar nem justificar após completar esta idade. Não há cobrança de multa para eleitoras e eleitores facultativos.