Cotidiano

TSE pede permanência no Rio de tropas destinadas à Olimpíada até as eleições

gilmar-mendes.jpgRIO ? O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que as tropas enviadas ao Rio de Janeiro para reforçar o esquema de segurança para a Olimpíada do Rio sejam mantidas na cidade até outubro. As Paralimpíadas terminam em 18 de setembro, duas semanas antes das eleições municipais.

Eleições gerais

Mendes afirmou que o pedido foi feito ao TSE pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Antônio Jayme Boente.

? Pedimos ao ministro da Defesa que deixasse, se possível, as forças que estão alocadas no Rio de Janeiro até as eleições. Mas vamos ter que continuar discutindo porque isso envolve também custos e isso deve ser considerado ? disse o ministro do TSE, em entrevista ao G1 nesta terça-feira.

O pedido de tropa é feito pelo juiz eleitoral da cidade para o Tribunal Regional Eleitoral do estado, que deve obter um parecer do governador, responsável pelas forças sobre a necessidade do reforço. Do TRE, o pedido é remetido ao TSE, que precisa aprovar o envio das tropas. Em seguida, o TSE envia ofício à Presidência da República solicitando autorização para uso das forças federais.