Cotidiano

TSE manda tropas federais ficarem no Rio para segundo turno

201607051720521810.jpg-G1N2Q2V4V.1.jpg

BRASÍLIA ? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira manter no segundo turno a presença de tropas das forças federais nos municípios do estado do Rio de Janeiro onde elas atuaram no primeiro turno. A medida foi tomada para reforçar a segurança durante as campanhas e as votações.

Eleições Rio – 18.10

O efetivo está na região metropolitana do Rio desde a Olimpíada. Permaneceu no local para acompanhar a Paralimpíada. Em seguida, as tropas garantiram a segurança no primeiro turno. Agora, devem ficar na capital até o segundo turno, marcado para o dia 30.

Além da capital, haverá segundo turno em outros cinco municípios do estado: São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda. Dessas cidades, as tropas atuaram nas duas primeiras cidades durante o primeiro turno. Niterói, Petrópolis e Volta Redonda não solicitaram a presença dos militares. Se não houver o pedido até o dia 30, o reforço não será designado a esses três locais.

No primeiro Turno, o Ministério da Defesa concentrou no estado do Rio o maior contingente das Forças Armadas, com 6,5 mil homens. Desses, 2.574 estavam na capital. Outros 2.534 homens estavam na região metropolitana. Para o segundo turno, a quantidade de homens designada será menor, porque essa etapa das eleições tem proporções menores.

Na mesma sessão, o TSE designou a presença de homens das forças federais em Fortaleza. Os ministros ressaltaram que a cidade não solicitou o reforço na segurança no primeiro turno. O pedido foi feito agora porque a própria polícia local teria causado baderna na capital cearense no primeiro turno, em apoio à candidatura ao deputado estadual Capitão Wagner (PR), que é policial miliar. Ele está disputando o segundo turno. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará quer evitar que a candidatura cause mais confusão.