Cotidiano

Trump volta a irritar Pequim ao questionar política de ?uma só China?

CHINA-US-POLITICS-TRUMP-TAIWANWASHINGTON ? O presidente eleito Donald Trump voltou a irritar Pequim no domingo ao dizer que os Estados Unidos não precisam necessariamente manter a sua posição de que Taiwan faz parte de uma ?China única?, questionando quase quatro décadas de política. A declaração do republicano foi fortemente criticada pelo governo chinês, que expressou “séria preocupação” após os comentários. Trump

Se Washington romper o compromisso, ?o saudável e estável crescimento da relação China-EUA, assim como a cooperação bilateral em grandes áreas estariam fora de questão?, advertiu o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores Geng Shuang. ?A questão de Taiwan afeta a soberania e a integridade territorial da China. Está ligada aos interesses fundamentais da China. O respeito do princípio de uma só China é a principal do desenvolvimento das relações China-EUA?.

Em uma entrevista no domingo ao canal Fox, Trump ameaçou deixar de lado o ?princípio de uma só China?, sugerindo que poderia restaurar as relações com Taiwan. A todo país que deseja estabelecer relações diplomáticas com a China, Pequim exige o reconhecimento deste princípio. Isso impede qualquer independência formal de Taiwan.

? Não entendo por que temos que estar atados a essa política, a menos que consigamos um acordo com a China sobre outros temas, incluindo o comércio ? disse Trump.

O presidente eleito já havia provocado o descontentamento de Pequim ao conversar por telefone em novembro com a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen. O telefonema foi o primeiro contato com Taiwan por um presidente eleito ou em exercício dos EUA desde que o presidente Jimmy Carter alterou o reconhecimento diplomático de Taiwan para a China em 1979, vendo Taiwan como parte da “China única”.

Um jornal chinês advertiu nesta segunda-feira o ?ignorante? Trump contra qualquer reconhecimento oficial americano a Taiwan. Pequim considera Taiwan uma província renegada e o assunto é delicado na China.

?A política de uma só China não é negociável?, adverte um artigo, sem o nome do autor, publicado no site do jornal nacionalista chinês Global Times, que considera Trump ?tão ignorante como uma criança? em termos de diplomacia.

Se o próximo presidente americano apoiar abertamente a independência de Taiwan e aumentar a venda de armas à ilha, Pequim poderia então passar a respaldar forças hostis aos Estados Unidos, adverte o artigo.

“Por quê não poderíamos respaldá-las ou vender armas secretamente??, ameaça.