Cotidiano

Trump venceu as eleições com menor apoio de minorias em décadas

WASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou a presidência dos Estados Unidos com menos apoio de eleitores negros e hispânicos do que qualquer outro presidente em pelo menos 40 anos, de acordo com uma análise dos dados eleitorais feita pela agência Reuters, ilustrando as profundas divisões nacionais que provocaram recentes incidentes de confronto racial e político.

Trump foi eleito com 8% dos votos dos negros, 28% de apoio latino-americano e 27% de apoio asiático, segundo pesquisa Reuters/Ipsos feita no dia da eleição. Entre os eleitores negros, seu desempenho é comparável aos 9% obtidos por George W. Bush, em 2000, e Ronald Reagan, em 1984.

Mas os ex-presidentes se saíram muito melhor com os hispânicos, alcançando 35% e 34%, respectivamente, de acordo com dados de borca de urna do Centro Roper de Pesquisa de Opinião Pública, uma instituição apartidária.

No caso dos eleitores de ascendência asiática, Trump teve o pior desempenho de um candidato presidencial desde que este item demográfico começou a ser contabilizado, em 1992.