Cotidiano

Trump supera Hillary em pesquisa

WASHINGTON ? O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, superou Hillary Clinton em uma pesquisa de intenções de voto divulgada nesta segunda-feira. Em outro levantamento, o magnata aparece empatado com a rival democrata. Sua candidatura foi formalizada durante a Convenção Nacional do Partido Republicano na semana passada.

Um crescimento como este era esperado de um candidato presidencial que foi o centro das atenções da imprensa durante uma semana, mas o caso de Trump é notável, já que a convenção foi perturbada por incidentes e polêmicas, especialmente o plágio do discurso de sua mulher e as críticas lançadas por seu rival nas primárias Ted Cruz.

Trump aparece com 48% das intenções de voto entre os inscritos nas listas eleitorais, contra 45% de Hillary Clinton, segundo uma pesquisa da CNN que tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais. O levantamento foi realizado no domingo.

Quando a pesquisa contempla outros candidatos, a diferença a favor de Trump para Hillary aumenta (44% a 39%), e são seguidos pelo candidato libertário Gary Johnson (9%) e pela candidata verde Jill Stein (3%).

Até agora, a grande maioria das pesquisas dava vantagem à candidata democrata, Hillary Clinton, por vários pontos.

A pesquisa publicada pela rede CBS nesta segunda-feira também constata um leve crescimento de Trump: 42% das intenções de voto para os dois (com uma margem de erro de 4 pontos). Ambos seguem empatados quando Gary Johnson e Jill Stein são incluídos.