Cotidiano

Trump sugere proibir venda de armas a pessoas sob vigilância

USA-ELECTION_TRUMPWASHINGTON ? O virtual candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira não vender armas para pessoas que figuram em listas de vigilância antiterrorismo, correndo o risco de comprar uma briga com o poderoso lobby das armas e seu partido.

Trump, que clama seu apoio ao direito dos cidadãos de portar armas, disse no Twitter que ele iria se reunir com líderes do lobby armamentista NRA, que apoiam a sua candidatura. Na ocasião, segundo ele, será debatida a proibição da venda às pessoas que estão na lista antiterror.

A proposta pode colocá-lo em maus lençóis com o lobby, muito poderoso, que na terça-feira escreveu que ?restrições, como uma proibição de venda de armas para pessoas em listas de vigilância, são ineficazes, inconstitucionais, ou ambos?.

A sugestão do candidato também poderia causar problema no Partido Republicano, cuja maioria dos membros defendem ardentemente o direito de possuir uma arma e veem com maus olhos quaisquer restrições.

A sugestão de Donald Trump surge poucos dias após o massacre em uma boate gay em Orlando que fez 49 mortos e 53 feridos.

Omar Mateen, o agressor que foi morto pela polícia, estava armado com um fuzil e uma pistola compradas legalmente pouco antes do ataque.

O jovem americano de 29 anos era monitorado pela polícia federal e tinha sido interrogado três vezes pelo FBI por causa de ligações suspeitas com círculos extremistas.