Cotidiano

Trump se reúne com representantes sindicais na Casa Branca

WASHINGTON – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com líderes de sindicatos de construção, carpintaria, encanadores e de chapas metálicas, nesta segunda-feira na Casa Branca.

De acordo com a Casa Branca, os participantes incluíam Sean McGarvey, presidente do sindicato de construção da América do Norte; Terry O?Sullivan, do Laborers’ International Union da América do Norte; além de Joseph Sellers, do sindicato dos metalúrgicos; Doug McCarron, presidente do United Brotherhood of Carpenters, de carpinteiros; e Mark McManus, da associação que representa encanadores, soldadores entre outras profissões.

Também estiveram presentes funcionários de vários sindicatos locais. O encontro aconteceu pouco após a reunião de Trump com 12 diretores executivos de grandes empresas, também na Casa Branca, para discutir a revitalização da indústria no país.

No começo do mês, Trump já havia se encontrado com o Jim Hoffa, presidente do Teamsters, que representa profissionais de uma série de categorias, e com Richard Trumka, do AFL-CIO, que reúne sindicatos da indústria, em Nova York.

Mas nem todos os grandes sindicatos foram convidados para o evento desta segunda-feira. Um porta-voz do sindicato de metalúrgicos United Steelworkes disse que a união não foi convocada.

?Estamos sempre interessados nesse tipo de discussões, dado que 100 mil de nossos membros trabalham em fábricas e são afetados pelo comércio?, afirmou ele em e-mail.

Quase todos os grandes sindicatos endossaram a candidata democrata à presidência americana, Hillary Clinton. Durante a campanha eleitoral, Trump buscou agradar aos eleitores operários prometendo trazer de volta os empregos levados para o México. Isso o ajudou a ganhar em estados cruciais, como Ohio, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia.

Uma pesquisa da CNN mostrou que Trump tinha 42% dos cotos em lares de sindicalistas, comparado com 51% de sua rival Hillary Clinton.