Cotidiano

Trump se desculpa em vídeo por fala sobre mulheres: 'Não sou perfeito'

201610080145052856_RTS.jpg WASHINGTON ? O republicano Donald Trump se desculpou neste sábado pelos seus comentários sobre mulheres vazados no dia anterior. Já repleto de histórias controversas envolvendo modelos, o magnata se gaba, em linguagem vulgar, de beijar, apalpar e tentar fazer sexo com mulheres, mesmo casadas, em um áudio gravado em 2005. Ele argumentou que não é uma pessoa perfeita e o áudio, que já tem mais de dez anos, não reflete a pessoa que ele é. E, em uma tentativa de reverter o impacto das críticas nas a um mês das eleições presidenciais, ainda prometeu investir em ataques ao passado de escândalos sexuais do marido da sua rival democrata, Hillary Clinton, o ex-presidente Bill Clinton.

– Eu estava errado e peço desculpas – disse o magnata, que divulgou a mensagem de arrependimento em um vídeo. – Nunca disse que era perfeito, nem pretendo ser uma pessoa diferente de quem eu sou. Me comprometo a ser um homem melhor amanhã, e não decepcioná-los jamais. trumpvideo

O candidato à Presidência dos EUA classificou a polêmica de distração eleitoral, uma vez que provocou uma onda de críticas na reta final da longa corrida à Casa Branca. Durante sua campanha, no entanto, ele se envolveu em uma série de polêmicas, em que foi acusado de xenofobia, machismo e racismo.

Além disso, Trump resolveu lançar um ataque indireto contra Hillary: acusou seu marido de tratar mal as mulheres, evocando nas entrelinhas o escândalo sexual em que Bill Clinton, então presidente, se envolveu ao ter um relacionamento extraconjugal.

– Eu disse coisas bobas mas existe uma grande diferença entre as palavras e os atos de outras pessoas. Bill Clinton realmente maltratou as mulheres e Hillary perseguiu, atacou, humilhou e intimidou suas vítimas. Falaremos disso nos próximos dias – disse o magnata.

LINGUAGEM OBSCENA

Todo o escândalo surgiu depois que o “Washington Post” publicou um áudio em que Trump descreve de forma degradante e vulgar as suas estratégias para seduzir mulheres. O registro de 2005 é da conversa dele com o apresentador Billy Bush, hoje do importante programa “Today” (NBC). Ele se gaba de “ser uma estrela” e se lamenta de não ter conseguido levar para a cama uma mulher que “passou a ter peitões falsos”. O teor do áudio ? que foi veiculado em um vídeo obtido pelo diário ? é repleto de palavrões e referências sexuais explícitas.

No áudio, Trump fala com Bush antes de sua participação em um programa. Os dois conversam num ônibus e também no set. Ele menciona que tentara seduzir uma mulher, sem mencionar quem era. Ele já era casado com sua atual mulher, Melania, na ocasião.

? Dei em cima dela, mas fracassei. Admito. Tentei f*-la. Ela era casada ? se lamenta. ? Dei em cima com tudo. Levei-a para comprar móveis (…) Dei em cima como uma vadia, mas não consegui chegar lá. E ela era casada. De repente, quando a vi, ela passou a ter uns peitões falsos e tudo mais. Mudou completamente.

Depois da fala de Trump, em certo ponto o apresentador e ele prestam atenção em uma atriz no set, Arianne Zucker. Eles elogiam as pernas da atriz, antes de Bush elogiar Melania.

? Sua garota é gostosa para c* ? diz Bush, primo de primeiro grau do ex-presidente George W. Bush e sobrinho do também ex-chefe de Estado George H.W. Bush.

? Uou! ? Trump responde. ? Eu tenho que chupar umas balas, caso eu comece a beijá-la. Sou automaticamente atraído pelas bonitas. Começo logo a beijá-la. É como um ímã. Só beijo. Nem espero.

Depois, Trump diz que “quando você é uma estrela, te deixam fazer de tudo”.

? Pegar na b*ta. Dá para fazer qualquer coisa.

A NBC, emissora da qual Bush faz parte e onde Trump apresentava reality shows como “O aprendiz” e o Miss Universo, não quis comentar. O companheiro de chapa da rival Hillary Clinton, Tim Kaine, disse que o áudio o deixou “enjoado até o estômago”.

“Isto é horrível. Não podemos permitir que este homem vire presidente”, escreveu Hillary no Twitter.