Cotidiano

Trump: 'Se a Rússia hackeou, por que a Casa Branca demorou tanto a agir?'

USA-TRUMP_CHINA-RAMIFICATIONS-G0E31S68K.1.jpg

WASHINGTON – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta quinta-feira mais dúvidas a respeito do suposto papel da Rússia em ataques cibernéticos a partidos políticos e indivíduos norte-americanos, assim como o momento da reação da Casa Branca, sob o comando do presidente Barack Obama.

“Se a Rússia, ou alguma outra entidade, estava hackeando, por que a Casa Branca demorou tanto para agir? Por que só se queixaram depois que Hillary perdeu?”, indagou Trump em uma postagem no Twitter. Trump

Trump e sua equipe refutaram repetidamente os relatos sobre as invasões digitais russas, que consideraram “ridículos”, e disseram que os democratas estão aborrecidos porque o magnata venceu a eleição presidencial de 8 de novembro derrotando sua candidata, Hillary Clinton.

Em outubro, Washington acusou a Rússia formalmente por ciberataques contra organizações políticas dos EUA antes da eleição. Obama disse ter alertado o presidente russo, Vladimir Putin, sobre as consequências, e na semana passada ordenou que as agências de inteligência de seu país analisem a questão.

Nesta quinta-feira, a rede NBC News noticiou que autoridades de inteligência têm “um alto grau de confiança” de que Putin esteve envolvido pessoalmente na campanha cibernética russa contra os EUA.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse ao canal estatal de TV Rossiya-24 ter ficado “estupefato” com a reportagem da NBC. “Acho que é simplesmente uma tolice, e a futilidade da tentativa de convencer alguém disto é absolutamente óbvia”, disse.