Cotidiano

Trump recebe primeiro-ministro do Japão em Nova York

201611170432082803_AFP.jpgNOVA YORK – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se encontrou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nesta quinta-feira, na Trump Tower, residência do magnata em Nova York. Trump tem usado seu edifício como quartel-general para receber políticos, como o prefeito nova-iorquino Bill de Blasio, e organizar a composição de sua equipe de governo. Trump – 17.11

Antes de embarcar de Tóquio para os EUA, Abe se disse honrado de poder ser o primeiro chefe de Estado a ter um encontro pessoal com o presidente eleito dos EUA. De acordo com assessores da campanha do Trump, trata-se de um encontro “muito menos formal” do que as reuniões que serão realizadas no futuro, já que Trump só toma posse em janeiro.

– Gostaria de abordar nossos sonhos para o futuro – adiantou o primeiro-ministro japonês.

O encontro serve para esfriar os ânimos após declarações polêmicas de Trump, durante a campanha, em que o magnata dizia que faria os japoneses repassarem mais verbas aos EUA por apoio militar. Abe e Trump já haviam conversado por telefone após a vitória do magnata na eleição presidencial, segundo uma lista divulgada pela equipe de campanha com 30 nomes de chefes de Estado que já teriam falado com o presidente eleito.

Além de Abe, Trump também já conversou com nomes como os presidentes russo, Vladimir Putin, e francês, François Hollande, os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e Itália, Matteo Renzi, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

201611172058506288_RTS.jpg

NOMES DO GOVERNO

Trump também se reuniu nesta quinta-feira, em sua Trump Tower, com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger. O presidente eleito vem trabalhando em nomes para assumir postos-chave na sua administração.

Outro nome forte para aparecer na diplomacia americana é o do ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, um dos assessores mais próximos ao magnata durante a campanha. Assessores próximos a Trump indicam ainda que o presidente eleito se reunirá até o fim de semana com o republicano Mitt Romney, candidato à presidência em 2012, derrotado por Obama. Romney, que teve atritos com Trump no início da campanha, seria cogitado para a Secretaria de Estado.

Os nomes da equipe de transição de Trump serão anunciados nesta sexta-feira, alguns dias após uma série de incertezas rodear o processo de passagem de poder do magnata.

Na noite de terça-feira, Trump usou o Twitter para afirmar que o processo de seleção de seu gabinete e de outras posições está “muito organizado”. Depois de mudanças e de duas baixas no time de Trump, o genro e assessor próximo do magnata Jared Kushner está sendo visto como o pivô de disputas internas