Cotidiano

Trump recebe primeiro-ministro canadense na Casa Branca

64871717_Canadian Prime Minister Justin Trudeau L greets US President Donald Trump in the Oval Offic.jpg

WASHINGTON ? O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pela primeira vez na Casa Branca. Os dois líderes, que adotam posturas políticas praticamente opostas, deverão discutir a participação das mulheres no mercado de trabalho. Tema altamente sensível, a imigração poderá ficar de fora da pauta para evitar tensões, já que a recepção a refugiados e imigrantes é uma das maiores diferenças entre os dois governos.

Esta é a primeira vez que Trump e Trudeau se encontram desde a eleição do republicano à Presidência dos EUA. A agenda do encontro inclui conversas particulares e uma mesa redonda.

Sobretudo com as políticas anti-migratórias de Trump, o Canadá vira um refúgio para quem procura abrigo na fuga de conflitos e perseguições. No governo Trudeau, o país já recebeu 40 mil refugiados sírios. Enquanto isso, Trump adota uma política protecionista e xenofóbica. Já no início do seu governo, o presidente proibiu a entrada de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Manter boas relações com os EUA é crucial para o Canadá. Mais de 75% das exportações do país vão para o país vizinho. Seis motivos para admirar o premier canadense Justin Trudeau