Cotidiano

Trump quer aumentar arsenal nuclear para ficar 'no topo do baralho'

WASHINGTON – O presidente americano, Donald Trump, disse na quinta-feira que quer aumentar o arsenal nuclear dos EUA para garantir que o país esteja “no topo do baralho”, afirmando que os Estados Unidos ficaram para trás em sua capacidade de armas atômicas.

Em uma entrevista à Reuters, Trump também reclamou do lançamento russo de um míssil de cruzeiro, em violação a um tratado de controle de armas, e disse que levantaria a questão com o presidente russo Vladimir Putin “quando e se” eles se encontrarem.

Em outra frente, Trump disse que a China pode resolver o desafio de segurança nacional colocado pela Coreia do Norte “muito facilmente, se quiser”, aumentando a pressão sobre Pequim para exercer mais influência para controlar as ações cada vez mais belicosas de Pyongyang.

Trump também se disse “muito irritado” com os testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte e disse que acelerar um sistema de defesa antimíssil para aliados dos EUA no Japão e na Coréia do Sul estava entre muitas opções disponíveis.