Cotidiano

Trump promete aumento 'histórico' do orçamento das Forças Armadas

65468292_US President Donald Trump speaks to members of the National Governors Association and his a.jpgRIO – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira um aumento “histórico” no orçamento das Forças Armadas, após uma reunião com governadores na Casa Branca. Links Trump/Defesa

“Este orçamento é a expressão de minha promessa de manter os americanos seguros. Vai incluir um aumento histórico dos gastos de defesa”, disse o presidente à imprensa.

Segundo fontes da Casa Branca, o aumento de gastos de defesa prometido pelo presidente Donald Trump será financiado parcialmente por cortes no Departamento de Estado dos Estados Unidos, na Agência de Proteção Ambiental e em outros programas não relacionados à defesa.

Uma fonte disse que o pedido de Trump para o Pentágono incluiu mais dinheiro para a construção naval, aeronaves militares e estabelecer “uma presença mais robusta em importantes vias navegáveis internacionais”, como o Estreito de Hormuz e o Mar da China Meridional.

Uma segunda fonte disse que o orçamento do Departamento de Estado poderia ser cortado em até 30%, o que forçaria grande reestruturação e eliminação de programas.

Os funcionários pediram anonimato porque o projeto de orçamento ainda não havia sido tornado público.

Trump, em discurso aos ativistas conservadores na sexta-feira, prometeu “um dos maiores acúmulos militares na história americana”.

Alguns especialistas em defesa questionam a necessidade de grande aumento nos gastos militares dos Estados Unidos, que já está em cerca de US$ 600 bilhões por ano. Em contraste, o país gasta cerca de US$ 50 bilhões de dólares anuais no Departamento de Estado e assistência externa.