Cotidiano

Trump pede desculpas por declarações polêmicas 'no calor do debate'

CHARLOTTE, EUA ? O republicano Donald Trump disse que está arrependido pelos seus comentários que podem ter “causado dor pessoal” durante a sua campanha presidencial. O candidato abaixou o seu tom tipicamente agressivo no primeiro discurso após a mudança da sua equipe de campanha. Envolvido em uma série de polêmicas, o magnata raramente pediu desculpas pelas suas declarações, mesmo quando foi alvo de fortes críticas de rivais e dos seus próprios colegas de partido.

? Às vezes, no calor do debate e falando sobre várias questões, você não escolhe as palavras certas ou diz a coisa errada ? afirmou Trump em Charlotte, na Carolina do Norte. ? Eu fiz isso, e me arrependo, particularmente onde eu possa ter causado dor pessoal. Há muita coisa em jogo para que nós sejamos consumidos por estas questões.

Recentemente, o republicano enfrentou uma intensa onda de críticas quando atacou a família de Humayun Khan, um militar americano muçulmano morto em serviço no Iraque em 2004. O pai do capitão havia criticado Trump na Convenção Nacional Democrata no mês passado.

Enquanto assiste à sua rival democrata, Hillary Clinton, tomar a liderança nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de novembro, o republicano investiu em uma tentativa de mudar a sua imagem na última quarta-feira. Ele trocou os chefes da sua campanha e, agora, trocou seu estilo de discurso livre por um teleprompter, que exibe o texto pronto para o seu discurso toda vez que ele sobe ao palanque.

O bilionário rebaixou de função seu gerente, o experiente Paul Manafort ? acusado de receber mais de US$ 12 milhões em caixa dois do então presidente ucraniano pró-russo Viktor Yanukovych ? e contratou para chefiar a reta final da candidatura a pesquisadora Kellyanne Conway. Seu novo diretor-executivo será o CEO do site conservador ?Breitbart News?, o ex-banqueiro Stephen Bannon. Para tentar reforçar seu nome, também anunciou que nesta semana sua campanha lançará publicidade na TV pela primeira vez desde que foi indicado pelo partido.

A nova gerente da campanha de Trump prometeu na quinta-feira que o volátil candidato passaria uma mensagem mais disciplinada ao eleitorado. Ela disse que o candidato à chefia da Casa Branca pode manter sua “autenticidade” e, ao mesmo tempo, deixar para trás a série de controvérsias da sua campanha.