Cotidiano

?Trump no México foi vergonhoso?, diz Hillary ao lançar turnê de campanha

Campaign 2016 Clinton-G9H2T8IFC.1.jpgCLEVELAND, EUA – A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, iniciou nesta segunda-feira uma viagem por estados-chave em busca de impulso na corrida pela Presidência contra o republicano Donald Trump. Acompanhada pela primeira vez de um enorme grupo de jornalistas, ela fez eventos em Cleveland (Ohio) e Hampton (Illinois), nos quais criticou o rival republicano por suas declarações e ações na campanha. hillary & trump

Clinton tentou solidificar sua vantagem sobre Trump, em um dia de encontros com famílias de Ohio (norte de EUA) no Dia do Trabalho, celebrado nesta segunda-feira no país. A candidata democrata, relaxada e sorridente, deu as boas-vindas aos jornalistas a bordo de seu avião.

Hillary disse que está ?mais do que pronta? para a próxima etapa da campanha, e aproveitou o momento para cutucar Trump pela recente visita ao México, na qual ele se encontrou com o presidente Enrique Peña Nieto. O magnata assumiu uma retórica simpática aos mexicanos, evitando falar sobre o muro que propõe construir na fronteira, mas no mesmo dia fez seu discurso mais agressivo sobre o tema, prometendo com firmeza erguer a barreira e acabar com políticas que relativizem a imigração ilegal de latino-americanos. Ele defendeu deportar todos os irregulares do país.

? Um incidente internacional vergonhoso ? criticou Hillary, afirmando que o discurso foi ?um dos mais cheios de ódio? que ele fez até agora. ? Trump dobraria sua aposta com seu plano absurdo de deportação para encurralar os que vivem aqui de maneira ilegal.

A apenas três semanas do primeiro dos três debates entre os candidatos, Hillary buscará se reforçar. A candidata foi pressionada para dar mais acesso aos jornalistas que cobrem sua campanha. Até agora resistiu em permitir que a imprensa viaje em seu mesmo avião, como costuma ocorrer nas campanhas presidenciais.

A candidata democrata mantém vantagem sobre o republicano nas pesquisas nacionais e derrotou Trump na arrecadação de fundos em agosto. A inusitada proposta de Trump para chegar à Casa Branca, incluindo a aparente impermeabilidade de sua campanha a críticas, assegura uma disputa apertada nos próximos 64 dias prévios à eleição.USA-ELECTION_CLINTON-G9H2T8HUG.1.jpg

Hillary viaja com o companheiro de chapa Tim Kaine e com o atual vice-presidente, Joe Biden, que se encontra em campanha por Hillary na Pensilvânia. Seu marido e ex-presidente Bill Clinton assiste os eventos em Michigan e Ohio. Na terça-feira, ela voa para um ato de campanha em Tampa, na Universidade da Flórida do sul, e viajará quinta-feira para Charlotte, na Carolina do Norte (sudeste). Tanto a Flórida como a Carolina do Norte são cruciais na disputa pela conquista da Casa Branca.

Trump, de 70 anos, está atrás de Hillary nas pesquisas, mas na semana passada dominou a atenção nacional e mundial com a surpreendente viagem ao México, e também com um enérgico discurso sobre imigração e uma visita a uma igreja da comunidade negra de Detroit.

E, embora uma pesquisa da CBS News tenha colocado Hillary na liderança em estados estratégicos como Pensilvânia e Carolina do Norte, as avaliações mostram que a disputa é cada vez mais apertada nacionalmente.