Cotidiano

Trump não insistirá em novas investigações contra Hillary, indica assessora

NOVA YORK ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não insistirá em novas investigações contra a ex-rival Hillary Clinton no caso dos e-mails e da Fundação Clinton, indicou nesta terça-feira a assessora e ex-chefe de campanha do republicano, Kellyanne Conway. A decisão representa uma mudança de postura de Trump, que durante a campanha eleitoral havia ameaçado prender a democrata caso fosse eleito.

? Acho que quando o presidente eleito diz (…) que não deseja buscar a abertura desse processo, está mandando uma mensagem forte, em tom e conteúdo a seus colegas republicanos ? afirmou Kellyanne durante entrevista à rede de TV MSNBC.

Durante a campanha, Trump provocou indignação ao anunciar que se chegasse à presidência nomearia um promotor especial para investigar a Fundação Clinton e o uso de um servidor de e-mail privado por parte da candidata democrata durante seu período como secretária de Estado (2009-2013).

? Se ganhar, vou mandar meu advogado obter um promotor especial e investigar sua situação. Nunca houve tantas mentiras, e engano. Nunca houve nada igual ? disse Trump durante um debate dirigindo-se a Hillary, a quem o FBI já eximiu de qualquer acusação pelo escândalo dos e-mails.

Em outro momento do debate, quando Hillary afirmou que se alegrava que ?alguém com o temperamento de Donald Trump não esteja liderando? o país, o magnata replicou: ?Porque então estaria na prisão?.

Nesta terça-feira, Kellyanne disse que Hillary ?ainda tem que enfrentar o fato de que a maioria dos americanos não a considera honesta ou confiável?.

? Se Donald Trump pode ajudá-la a fechar essa ferida, talvez seja um bom passo não insistir em uma investigação ? acrescentou. ? (Trump) Está agora pensando em muitas coisas diferentes enquanto se prepara para ser presidente dos Estados Unidos.

Ao longo da campanha, a retórica inflamada de Trump fez com que seus simpatizantes gritassem ?Prendam-na? cada vez que o nome de Hillary fosse mencionado.