Cotidiano

Trump indicará general linha-dura para o Pentágono

WASHINGTON ? O diário americano ?Washington Post? informou nesta quinta-feira que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, indicará o general reformado James Mattis para comandar o Pentágono. Mattis é um nome admirado no corpo de fuzileiros navais, por sua postura combativa, sua falta de confiança no Irã e sua experiência em operações militares no Iraque e no Afeganistão. Os assessores do presidente eleito não puderam confirmar a informação, mas, segundo o diário, o anúncio oficial deve ser feito no início da próxima semana.

A escolha de um experiente estrategista militar pode ser mais uma indicação de que Trump, eleito pelo Partido Republicano, pretende afastar os Estados Unidos da política escolhida pelo democrata Barack Obama, que apostou no apoio de aliados do país para combater militantes islamistas e ajudar a deter agressões chinesas e russas na Europa e na Ásia.

Embora a indicação de Mathis, conhecido pelo apelido de ?Cachorro Louco?, deva receber o apoio das Forças Armadas do país, a escolha de Trump deverá passar por uma série de obstáculos burocráticos. Como o general se afastou das funções militares em 2013, o Congresso terá que passar por cima de um pré-requisito que exige que secretários de Defesa tenham passado os últimos sete anos como civis antes de assumirem o comando do Pentágono. Seu impressionante histórico de combate, no entanto, deve impedir que senadores democratas tentem bloquear a indicação.

Trump, que no ano passado causou polêmica ao afirmar que sabia mais obre o Estado Islâmico do que os generais, descreveu Mattis como ?um verdadeiro general?.