Cotidiano

Trump fez negócios com banco iraniano ligado ao terrorismo, aponta investigação

Campaign 2016 Trump Taxes LegalWASHINGTON ? A empresa imobiliária do candidato Donald Trump teve como inquilino um banco do Irã alvo de sanções do Tesouro americano por suposto apoio ao terrorismo e ao programa nuclear iraniano. A revelação é fruto de um trabalho do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), com sede em Washington, publicado na segunda-feira.

Intitulado ?Uma organização de Trump fez negócios com banco iraniano, vinculado ao terrorismo?, o trabalho mostra que o Banco Melli foi inquilino das Organizações Trump de 1998 até 2003.

A informação vem um dia depois de o jornal ?New York Times? publicar uma reportagem segundo a qual Trump poderia ter evadido milhões de dólares em impostos desde 1995, em meio a controvérsias sobre sua recusa em tornar pública sua declaração de renda, quebrando uma longa tradição dos candidatos presidenciais.

Em 1998, o Banco Melli, um dos principais bancos iranianos, alugou através da empresa de Trump escritórios no Edifício General Motors, na Quinta Avenida, em Nova York, de acordo com o ICIJ.

A instituição financeira foi submetida a sanções do Departamento do Tesouro em 1999, mas a empresa de Trump continuou tendo-a como cliente até 2003.

O magnata criticou o regime de Teerã e o acordo assinado com o governo de Barack Obama para limitar o programa nuclear iraniano em troca do afrouxamento das sanções.