Cotidiano

'Trump faz de mim um extraterrestre', diz campeão olímpico somali

64622435_FILES This file photo taken on August 21 2016 shows gold medallist Britain%27s Mo Farah celeb.jpgRIO – O campeão olímpico britânico de origem Somali Mo Farah criticou, neste domingo, as restrições migratórias impostas por Donald Trump, dizendo que elas fazem dele um “extraterrestre” suscetível a não poder se reunir novamente com sua família nos Estados Unidos.

“En 1º de janeiro deste ano, Sua Majestade a Rainha me fez Cavalheiro do Reino. Neste 27 de janeiro, parece que o presidente Donald Trump fez de mim um extraterrestre”, explicou o atleta, duas vezes campeão olímpico, em sua página no Facebook.

“Eu sou um cidadão britânico que vive nos Estados Unidos por seis anos, trabalhando duro (…), pagando meus impostos e educando quatro crianças em um país que consideram o seu próprio. De agora em diante, dizem a mim e a muitos outros que não somos bem-vindos”, criticou o atleta, apontando preocupação em não saber se ele poderá retornar aos Estados Unidos da Etiópia, onde ele está treinando atualmente.

“Eu vou ter que dizer aos meus filhos que seu pai não pode ir para casa, é muito preocupante”, acrescentou.

Nascido na Somália, Mo Farah chegou ao Reino Unido com 8 anos e vive desde 2011 em Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos.

O decreto assinado na sexta-feira por Donald Trump, alegando “proteção da nação contra a entrada de terroristas estrangeiros,” proibe a entrada de 90 dias para os Estados Unidos para cidadãos de sete países considerados perigosos: Iraque, Irão, Iémen, Líbia, Síria , Sudão, Somália.